O prefeito de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), e a secretária de Saúde do município, Laura Kelly, testaram positivo para covid-19 (novo coronavírus), no sábado (20). O anúncio foi feito pelo prefeito nas redes sociais.
Em vídeo, Bortolin explica que ele e sua equipe de frente da prefeitura realizam exames com muita frequência para evitar a contaminação do vírus. Nessa semana, ele contou que realizou um exame de sorologia na segunda-feira (15) e dois testes rápidos, um na quarta (18) e outro sexta (19) , e todos deram negativo para doença.
No sábado, a secretária de saúde realizou uma tomografia e descobriu uma pequena lesão no pulmão, por isso realizou mais um teste. Por terem contato diariamente, o prefeito fez o mesmo procedimento que também constatou lesão no pulmão. Ele fez o exame SWAB nasal em um laboratório da cidade que testou positivo para covid.
Segundo a prefeitura, ambos estão em isolamento e continuarão a trabalhar em home office.
“Quando a gente fala em toque de recolher à noite é exatamente para evitar a circulação e que mais pessoas se contaminem neste momento. Não dá para gente fazer um mecanismo de um lockdown total na cidade nesse momento. Se tem um caminhão vindo de remédio de Goiânia para Cuiabá, se quebra aqui e fura o pneu, como vai consertar se o lockdown não há regras é fechado 100% todo mundo”, disse.O prefeito pediu para população que faça sua parte respeitando as medidas de biossegurança e as decisões adotadas pelo município.
“Nós temos que ser razoáveis, é só cada um fazer a sua parte. Não adianta a prefeitura fazer investimentos, o comitê estar se dedicando se a população não tiver a consciência nesse momento de ficar em casa”, complementou.
Dados em Primavera
De acordo com o boletim informativo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Primavera do Leste tem 379 casos confirmados, sendo oito mortes em decorrência do vírus.
A última morte que ocorreu na cidade devido ao coronavírus ocorreu na sexta-feira. A vítima era uma idosa de 76 anos que tinha hipertensão, diabetes e pneumopatia.
Veja o vídeo: