Mato Grosso precisa de mão de obra qualificada para preencher vagas de emprego que estão sobrando

Fonte: CENÁRIOMT

Sine de Barra do Garças divulga 84 vagas de trabalho
Sine seleciona amanhã (30) profissionais para contratação imediata; confira FOTO: PIXABAY

Apesar de apresentar uma taxa de desemprego de apenas 3,3% no segundo trimestre de 2024, conforme dados do IBGE, posicionando Mato Grosso em um cenário de pleno emprego, o mercado de trabalho mato-grossense enfrenta um desafio crucial: a escassez de profissionais qualificados para atender à demanda das empresas.

Um levantamento da CDL Cuiabá revela que cerca de 46,5% dos empreendimentos na capital têm dificuldade em encontrar candidatos com as competências necessárias para ocupar as vagas disponíveis. As áreas com maior demanda incluem vendas, assistência administrativa, mecânica, consultoria, transporte, eletricidade, além de funções técnicas e especializadas em TI.

[Continua depois da Publicidade]

A pesquisa também aponta outros desafios, como a falta de interesse de candidatos em determinadas vagas e a alta rotatividade de funcionários. Essa situação impacta diretamente na produtividade das empresas, que precisam investir tempo e recursos em processos de recrutamento, seleção e treinamento.

Segundo Junior Macagnam, presidente da CDL Cuiabá, a retenção de talentos é fundamental para garantir a qualidade dos serviços e reduzir custos operacionais. Para isso, as empresas precisam oferecer pacotes competitivos, com salários atrativos, planos de carreira e benefícios que valorizem os colaboradores.

[Continua depois da Publicidade]

O perfil do profissional mais buscado pelas empresas mato-grossenses valoriza a experiência prática, habilidades técnicas específicas e o potencial de desenvolvimento. No entanto, a falta de profissionais com as qualificações exigidas tem levado as empresas a ampliarem seus esforços na capacitação interna de seus colaboradores.

Diante desse cenário, diversas instituições têm atuado para qualificar a mão de obra mato-grossense. A Fiemt e o IEL MT, por exemplo, desenvolvem ações e ferramentas para estimular a empregabilidade no estado, e o Senai oferece cursos de capacitação em diversas áreas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]