Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a formalizar um compromisso ambicioso: tornar-se referência nacional em inovação e ecossistemas tecnológicos. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, anunciou nesta quinta-feira (31) o lançamento do Pacto Estadual pela Inovação e da Governança Estadual, ambos voltados a reunir esforços de instituições públicas, privadas e da sociedade civil para transformar o estado em um polo de inovação no país.
O Pacto, um documento assinado por várias instituições, visa coordenar e intensificar as ações de inovação do governo de Mato Grosso. Já a Governança Estadual, estabelecida pela portaria 167/2024/SECITECI/MT, determina as diretrizes de apoio ao Pacto, promovendo uma articulação entre governo, empresas, universidades e entidades de fomento.
“Agora temos uma visão estratégica do que nossas empresas podem alcançar em termos de inovação e crescimento, com impacto tanto no Brasil quanto internacionalmente,” destacou o secretário Allan Kardec. Durante o Sebrae Hacking, realizado em Cuiabá, representantes dos setores envolvidos se reuniram para assinar o pacto, consolidando essa mobilização.
A Governança Estadual, composta por membros da Seciteci, Parque Tecnológico e Sebrae, além de representantes de 13 ecossistemas regionais de inovação, será responsável por coordenar as ações estratégicas de inovação em todo o estado, com o objetivo de expandir a presença de Mato Grosso no cenário de inovação nacional e internacional.