A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) informa que não há previsão de interrupção no trânsito na MT-251, na região do Portão do Inferno, nesta semana.
As obras de retaludamento no local seguem em andamento, mas não há necessidade de bloqueios totais da rodovia por enquanto.
A Sinfra-MT alerta, no entanto, que interrupções no tráfego podem ocorrer em caso de chuvas intensas, com acumulados superiores a 20 mm. Nessas situações, como medida de segurança, o trânsito será interrompido e liberado apenas após vistoria técnica no local. A pasta reforça que placas informativas já foram instaladas na rodovia alertando sobre a possibilidade de fechamentos em decorrência das condições climáticas.
Obras de retaludamento
As obras de retaludamento no Portão do Inferno seguem em andamento, com foco no monitoramento ambiental, conforme exigência dos órgãos federais de fiscalização, como o Ibama e o ICMBio. Essa etapa é fundamental para garantir a preservação da fauna e da flora local.
Rotas alternativas
Mesmo com a possibilidade de interrupções pontuais, a Sinfra-MT informa que rotas alternativas estão disponíveis para os motoristas que precisam se deslocar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As opções incluem:
- Via Campo Verde: Um trajeto mais longo, com aproximadamente 203 km, totalmente asfaltado, passando por Campo Verde e utilizando a BR-163/364/070.
- Via Lago de Manso: Uma rota com cerca de 140 km, que passa pelo Lago de Manso e utiliza a MT-351, MT-246 e MT-020. É importante ressaltar que um trecho de 33 km da MT-246 ainda está em obras de asfaltamento, mas a expectativa é que pelo menos 25 km já estejam concluídos até o final do ano.