Mato Grosso mobiliza mais de mil bombeiros para combater 41 incêndios florestais

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso mobiliza mais de mil bombeiros para combater 41 incêndios florestais
Mato Grosso mobiliza mais de mil bombeiros para combater 41 incêndios florestais Chico-Ribeiro/Governo Mato Gross

Mato Grosso enfrenta um grave cenário de incêndios florestais neste sábado (21.09). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, 41 focos de incêndio estão sendo combatidos em diversas regiões do estado, mobilizando mais de mil bombeiros que atuam em regime de revezamento.

As equipes de combate a incêndios contam com o apoio de brigadistas contratados pelo Estado e de agentes de órgãos federais como o Ibama, ICMBio, Exército, Força Aérea e Marinha. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) também estão envolvidos nas ações.

No Pantanal, a situação é de relativa calma após o controle do incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço. No entanto, as equipes continuam monitorando de perto a região do Parque Estadual do Guirá e da Baia Grande, próximo à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres, além da Fazenda Laguna, próxima à Terra Indígena Tereza Cristina.

Além do Pantanal, diversos municípios mato-grossenses estão sendo atingidos pelas chamas, como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Alto Araguaia, União do Sul, Sorriso, Ribeirão Cascalheira, Cáceres, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Diamantino, Lambari D’Oeste, Paranatinga, Itiquira, Tesouro, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina, Confresa, Jauru, Juara e Juína.