Mato Grosso mantém atualização do Renaest e reforça compromisso com segurança viária

Fonte: CenarioMT

Bombeiros Militares retiram vítima presa às ferragens após acidente na BR-070 em Cáceres

Mato Grosso está entre os estados que mantêm as informações do Registro Nacional de Estatística e Sinistros de Trânsito (Renaest) atualizadas, segundo o ranking divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) na quarta-feira (19). A lista aponta Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba como os líderes no envio de dados, enquanto Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte figuram nas últimas posições.

O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, ressaltou que a classificação trimestral tem o objetivo de incentivar os estados a cumprirem suas obrigações no repasse de informações. “O Renaest é uma obrigação legal e é nosso papel cobrar dos estados. É por essa razão que produzimos esse ranking a cada trimestre, incentivando os estados a cumprirem suas responsabilidades”, afirmou. Catão está no Marrocos participando da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lado do ministro Renan Filho.

A atualização do Renaest é fundamental para a formulação de políticas públicas de segurança viária, auxiliando na identificação de pontos críticos e na avaliação da efetividade das medidas adotadas. Para tornar a coleta de dados mais eficiente, a Senatran iniciou, em 2024, testes com a versão digital do sistema. “Com um sistema de gestão de dados e monitoramento mais eficiente, os gestores públicos podem identificar os principais pontos críticos de sinistros, avaliar a efetividade de políticas adotadas e tomar decisões mais assertivas”, pontuou Catão.

O ranking da Senatran é calculado mensalmente e leva em conta a frequência de envio de informações sobre acidentes. Estados que mantêm o sistema atualizado recebem melhor pontuação, com prazo de até três meses para repasse dos dados. O Renaest é integrado ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) e Renainf (Registro Nacional de Infrações), permitindo uma visão mais ampla da segurança viária no país.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .