Mato Grosso ostenta o título nada honroso de estado com o maior número de inadimplentes do país, de acordo com levantamento da Serasa referente a fevereiro deste ano.
São 1,4 milhão de pessoas com contas em atraso, o que representa 53,49% da população economicamente ativa do estado.
A dívida média dos consumidores mato-grossenses também é preocupante: R$ 5.556, equivalente a três salários mínimos. As principais categorias de débito são: Bancos/Cartões (18,87%), Água, Luz e Saneamento (27,41%), Varejo (24,51%), Serviços (12,83%), Financeiras (7,58%) e Securitizadoras (0,42%).
Feirão de Negociação oferece oportunidade para quitar dívidas
Para auxiliar os consumidores a sair do vermelho, a Serasa e o Programa Desenrola, do Ministério da Fazenda, promovem um Feirão de Negociação com descontos que podem chegar a 96%.
O evento vai até hoje, quinta-feira (28) e oferece aos devedores a oportunidade de renegociar suas dívidas com condições especiais.
Como participar do Feirão
Os interessados em negociar suas dívidas podem comparecer a uma das agências centrais dos Correios em todo o país ou utilizar os canais digitais da Serasa:
App Serasa: disponível para Android e iOS
Central de Negociação: 0800 591 1222
Resultados do Feirão:
Até o momento, o Feirão de Negociação já contabilizou 2,8 milhões de débitos negociados em todo o país, com 47 mil dívidas quitadas apenas em Mato Grosso. A ação demonstra ser uma importante ferramenta para auxiliar os consumidores a regularizar sua situação financeira e recomeçar seu crédito.
Dicas para evitar a inadimplência
Planeje seu orçamento: Faça um levantamento de suas receitas e despesas para ter uma visão geral da sua situação financeira.
Priorize as dívidas: Comece quitando as pendências com juros mais altos, como as de cartão de crédito.
Negocie suas dívidas: Busque negociar descontos com seus credores. O Feirão de Negociação da Serasa é uma ótima oportunidade para isso.
Evite novos endividamentos: Só faça compras se tiver condições de pagar à vista.
Mantenha um bom histórico de crédito: Pague suas contas em dia para ter acesso a melhores taxas de juros e condições de pagamento.
Com a ajuda de ferramentas como o Feirão de Negociação e a adoção de hábitos financeiros saudáveis, os consumidores de Mato Grosso podem reduzir seus índices de inadimplência e melhorar sua qualidade de vida.