Mato Grosso está no topo da lista de queimadas no Brasil em 2024, com impressionantes 21 mil focos registrados até agora.
O estado é seguido por Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul.
As queimadas no país cresceram 80% este ano, totalizando mais de 112 mil focos, um aumento de 50 mil em relação ao mesmo período de 2023.
A grave situação é agravada pela pior seca dos últimos 44 anos, que intensificou a propagação dos incêndios.
Em Cuiabá, a fumaça tem afetado a população por mais de 20 dias.
O fogo tem atingido também áreas de conservação estadual como a Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá, a Reserva de Exploração Extrativista Guariba-Roosevelt e a APA Chapada dos Guimarães, além unidades de conservação federais como a Meandros do Rio Araguaia, Serra das Araras e Parque Nacional do Juruena.
Em Sinop, Um incêndio no fim da tarde destruiu parte da vegetação e atingiu árvores no parque florestal, na região central, próximo à Avenida das Palmeiras. O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para conter as chamas, que se espalharam devido ao vento. Dois caminhões de bombeiro e um caminhão-pipa foram utilizados para controlar o fogo. O principal foco do incêndio estava entre a Avenida das Palmeiras e a Rua das Orquídeas. Uma grande nuvem de fumaça se espalhou pela cidade, afetando a visibilidade e a qualidade do ar. O parque abriga diversos animais, como macacos e pássaros.