A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso divulgou nesta quarta-feira (09.10) o laudo completo sobre o incêndio que destruiu o Shopping Popular de Cuiabá no dia 15 de julho. Após minuciosa análise, os peritos concluíram que o fogo teve origem em um superaquecimento elétrico ocorrido no interior de um box localizado no piso inferior do estabelecimento.
Para chegar a essa conclusão, a equipe da Politec realizou um trabalho exaustivo, analisando mais de 280 imagens de câmeras de segurança e os dados de 14 gravadores. Além disso, os peritos também investigaram o funcionamento dos equipamentos eletrônicos da central de alarme de incêndio no momento do sinistro.
A perícia técnica ainda levou em consideração os projetos estruturais e elétricos do prédio para mapear com precisão o local de origem do incêndio. O laudo final, com 160 páginas, inclui textos, ilustrações e anexos fotográficos, e foi elaborado por uma equipe de quatro peritos especializados em engenharias elétrica, civil e mecânica.
“O laudo técnico é fundamental para que possamos dar continuidade às investigações e esclarecer todas as circunstâncias do incêndio”, afirmou o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan. O documento já foi encaminhado à Polícia Civil e integrará o inquérito policial que apura o caso.