A Secretaria de Estado de Educação (Seduc, Mato Grosso), aplicou 51,84% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de produtos da agricultura familiar em 2024. O percentual supera em 21,84% o mínimo legal de 30% e representa um aumento significativo em relação aos 18,96% investidos em 2019. A medida da Seduc visa ampliar a oferta de frutas, verduras e laticínios nos cardápios escolares, reforçando o compromisso com a nutrição dos alunos e o apoio à produção local.
A iniciativa da Seduc fortalece a parceria entre a alimentação escolar e a agricultura familiar, beneficiando os estudantes com acesso a alimentos mais saudáveis e os produtores com o escoamento da produção e geração de renda, além de impulsionar a economia local. O aumento do valor per capita para a alimentação escolar em 2022 e o investimento total de R$ 160 milhões neste ano pela Seduc possibilitam a oferta de até duas refeições diárias nas escolas regulares e cinco nas integrais, contribuindo para a segurança alimentar, frequência e desempenho escolar.
A aquisição dos alimentos ocorre por meio de chamadas públicas, com a participação das diretorias regionais de educação e em colaboração com outros órgãos estaduais.