O Governo de Mato Grosso anunciou um investimento de R$ 125,2 milhões para o plano de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais em 2025. O valor representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior, demonstrando o compromisso do estado com a preservação ambiental.
O plano, elaborado pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (Cedif), prevê ações de gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação. O maior volume de recursos será destinado à prevenção e combate aos crimes ambientais, incluindo:
- Abertura de aceiros
- Monitoramento em tempo real com satélites
- Ações educativas
- Contratação de brigadistas
- Criação de salas de situação descentralizadas
- Construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres
Para as ações de prevenção e combate aos incêndios, serão mobilizados mais de 1.080 militares, 90 brigadistas municipais e 150 estaduais. O plano também prevê o uso de 28 máquinas agrícolas, oito aeronaves, um helicóptero e mais de 80 viaturas. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que Mato Grosso é referência nacional na integração dos órgãos para fiscalização e responsabilização dos infratores.