Mato Grosso intensifica ações contra hanseníase e celebra avanços no Dia Mundial de Combate à Doença

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso intensifica ações contra hanseníase e celebra avanços no Dia Mundial de Combate à Doença
Mato Grosso intensifica ações contra hanseníase e celebra avanços no Dia Mundial de Combate à Doença Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso reforça os esforços para combater a hanseníase, uma doença que ainda coloca o estado em posição de hiperendemia.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2024 foram registrados 4.359 casos da doença no estado, e atualmente 5.336 pessoas seguem em tratamento.

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo (26), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou as estratégias implementadas para reduzir a incidência e melhorar o tratamento.

A SES, por meio da Escola de Saúde Pública, já formou 33 médicos hansenólogos, especializados no diagnóstico e no tratamento da hanseníase. Além disso, o Estado está em processo de atualização do Plano Estratégico para o Enfrentamento da Hanseníase e redesenho da linha de cuidado, para aprimorar o atendimento na rede de saúde pública.

“Essas ações demonstram o nosso compromisso em combater essa doença e garantir que os pacientes tenham acesso a diagnósticos rápidos e tratamentos eficazes”, afirmou o secretário.

Incentivos e suporte aos municípios de Mato Grosso

Para incentivar os municípios, a SES utiliza índices de cura da hanseníase e tuberculose como critérios para repasses financeiros, via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, os Ambulatórios Especializados, localizados em seis municípios do estado, recebem R$ 10 mil mensais para manutenção e suporte aos pacientes.

Atenção aos sintomas e diagnóstico precoce

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, alertou sobre os sintomas da hanseníase e a importância de buscar atendimento imediato ao notá-los.

“Os principais sintomas incluem manchas na pele com alteração ou perda de sensibilidade, áreas com diminuição de pelos e suor, formigamento, caroços no corpo e inchaço nas extremidades. O tratamento precoce impede a transmissão e previne danos permanentes nos nervos”, explicou.

Acesso ao tratamento

O diagnóstico inicial é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas casos mais graves ou de resistência medicamentosa são encaminhados ao Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac), onde os pacientes são acompanhados por dermatologistas.

Compromisso com a cura

Com um índice de cura atual de 68%, a SES planeja intensificar campanhas de conscientização e melhorar a estrutura de atendimento, buscando reduzir ainda mais a incidência da doença em Mato Grosso.

A hanseníase é uma doença curável, e o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações. Caso apresente sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!