Mato Grosso instala CPI para investigar recorde de feminicídios no Estado

A expectativa é que a condução da CPI seja liderada por mulheres, que vivenciam diretamente a realidade da violência que atinge o estado.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso instala CPI para investigar recorde de feminicídios no Estado Foto: Politize

Mato Grosso, pelo segundo ano consecutivo, lidera o ranking nacional de feminicídios, com a maior taxa proporcional de mulheres assassinadas no país. Diante do cenário alarmante, o pedido para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, de autoria da deputada estadual Edna Sampaio, começa a sair do papel.

Protocolada na última semana, a proposta já conta com 11 assinaturas, número suficiente para dar início à investigação. O cronograma de trabalho e a formação oficial da comissão serão apresentados em audiência nesta terça-feira (26). A expectativa é que a condução da CPI seja liderada por mulheres, que vivenciam diretamente a realidade da violência que atinge o estado.

[Continua depois da Publicidade]

A comissão terá como objetivo investigar as causas do aumento dos feminicídios, identificar os responsáveis nas diferentes esferas governamentais e, principalmente, propor políticas públicas eficazes de combate à violência de gênero. Além da deputada Edna Sampaio, as parlamentares Janaina Riva (MDB) e Sheila Klener (PSDB) devem compor o colegiado na Assembleia Legislativa.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso registrou 47 mulheres assassinadas por motivação de gênero em 2024, o que corresponde a uma taxa de 1,23 casos por 100 mil habitantes, a maior média nacional. O estado já havia liderado este ranking em 2023.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]