O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está ampliando as fiscalizações e adotando medidas preventivas durante a Semana Santa, período marcado pelo aumento do comércio de peixes. O objetivo é garantir que os produtos comercializados atendam aos padrões de segurança alimentar.
Para isso, pontos de fiscalização móvel foram estrategicamente distribuídos nos acessos municipais e principais rodovias federais do estado.
Durante as abordagens, os servidores do Indea estão inspecionando o acondicionamento do produto e verificando a documentação sanitária, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a nota fiscal do pescado.
Cargas que não estejam em conformidade com as exigências sanitárias estão sujeitas a penalidades conforme previsto em lei, podendo resultar desde apreensão até a destruição dos produtos.
Além disso, o Indea oferece algumas dicas para os consumidores na hora de selecionar peixes: prestar atenção na coloração, textura e odor; certificar-se de que os olhos estejam brilhantes e salientes; as escamas devem estar firmes e úmidas, aderindo bem ao corpo do peixe; e verificar se a guelra está com coloração vermelho vivo, brilhante e sem muco, evitando guelras com coloração escura acastanhada.