A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representou o Governo de Mato Grosso em dois eventos internacionais, na China e na Índia, para apresentar as potencialidades do estado e promover parcerias comerciais.
A assessora internacional da Sedec, Ariana Guedes de Oliveira, participou do Fórum Internacional sobre o Desenvolvimento de Zonas de Livre Comércio 2024, em Sanya, na China, e da Conferência e Expo Mundial de Grãos 2024, em Nova Déli, na Índia.
Participação de Mato Grosso em evento na China
O evento na China contou com 400 participantes, entre autoridades, especialistas e empresários, para discutir inovação em Zonas de Livre Comércio e cooperação econômica global. Durante o painel “Criando um sistema de cooperação aberto para benefícios mútuos e desenvolvimento em que todos saem ganhando”, Ariana destacou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e os esforços para fortalecer parcerias estratégicas com a China.
“Este evento é mais uma oportunidade para apresentar as potencialidades do nosso Estado e reforçar a posição estratégica de Mato Grosso no cenário internacional”, afirmou Ariana.
Conferência global na Índia
Em Nova Déli, Ariana destacou a importância do mercado indiano para Mato Grosso. Ela lembrou a missão oficial liderada pelo governador Mauro Mendes em 2023, que abriu caminho para oportunidades de exportação de commodities como soja, milho e gergelim, além de tecnologias e insumos.
“A Índia é um mercado de inúmeras oportunidades. Esperamos construir parcerias sólidas que tragam delegações indianas ao Mato Grosso futuramente”, afirmou a assessora.
Durante o evento, foram abordadas questões como o crescimento da indústria de etanol de milho na Índia e a possível abertura do mercado para importações de milho transgênico, criando uma nova oportunidade para os produtores de Mato Grosso.
A conferência também tratou do crescimento do mercado de óleos vegetais para biodiesel e as possibilidades de importação de soja transgênica, fortalecendo as relações comerciais com o Mato Grosso.
Fonte: Secom Mato Grosso