A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou nesta quinta-feira a formatura de 87 novos servidores para o Sistema Prisional de Mato Grosso. A solenidade, que aconteceu no Sest Senat, em Cuiabá, marcou a conclusão de dois meses de intenso treinamento, com 480 horas de capacitação.
Os novos servidores, divididos entre policiais penais e profissionais de nível superior das áreas de psicologia, enfermagem e assistência social, atuarão em dez cidades do estado, incluindo Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades do interior.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, destacou a importância da formação para o reforço da segurança pública em Mato Grosso. “Essa capacitação completa preparou esses profissionais para atuarem na segurança das penitenciárias, na prevenção e repressão de problemas, além de contribuírem para a ressocialização dos reeducandos”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, celebrou a formação e destacou os investimentos do Governo do Estado na reestruturação do sistema prisional. “Esses servidores chegam para fortalecer as ações de melhoria que o governador Mauro Mendes tem implementado em Mato Grosso”, finalizou.
Treinamento completo e diversificado
A grade curricular do curso foi dividida em dois eixos: um voltado para a formação geral de todos os servidores e outro com conhecimentos específicos para cada área de atuação. Os novos profissionais receberam treinamento teórico e prático, adquirindo as habilidades necessárias para exercer suas funções com eficiência.
Distribuição dos novos servidores:
- Cuiabá: 28 policiais penais
- Várzea Grande: 34 policiais penais
- Peixoto de Azevedo: 4 policiais penais
- Comodoro: 4 policiais penais
- Primavera do Leste: 4 policiais penais
- Porto Alegre do Norte: 2 policiais penais
- Arenápolis: 2 policiais penais
- Sorriso: 1 policial penal
- 8 profissionais de nível superior (psicologia, enfermagem e assistência social)