Confira logo abaixo o desempenho de todos os estado no Ranking de Competitividade 2019
Mato Grosso ficou em nono lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP – Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. Mato Grosso destacou-se no pilar de Eficiência da Máquina Pública. A performance nos pilares de Educação e Infraestrutura também teve melhora. Desafios existem nas áreas de Sustentabilidade Ambiental e Solidez Fiscal.
Em relação ao pilar de Eficiência da Máquina Pública, o estado ocupou a sexta posição. Vale notar que Mato Grosso vem melhorando constantemente nesse pilar desde 2015 quando ocupava a 14° posição.
Nos pilares de Educação e Infraestrutura o estado também apresenta melhora perene desde 2015. No primeiro, o estado está 6 posições acima do que estava em 2015. Já em Infraestrutura, Mato Grosso está 13 posições acima do que estava em 2015.
No pilar Sustentabilidade Ambiental, o estado tem performado mal desde 2015 nunca tendo ficado acima da 20° posição nesse pilar(esse ano ficou na 22° posição). Analisando mais profundamente a questão, notamos que Mato Grosso é um dos estados que mais emitem CO2 no país além de apresentar baixa qualidade de serviços urbanos, como coleta de materiais especiais e limpeza urbana.
Por fim, em termos fiscais, Mato Grosso também apresenta grandes desafios tendo baixa capacidade de investimento, resultado primário negativo além de alocar grande parcela das receitas estaduais para custear despesas com pessoal. Esses fatores explicam o mau desempenho do estado no pilar de Solidez Fiscal no qual ocupa somente a 24° posição tendo perdido 10 posições na edição deste ano.
Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: www.rankingdecompetitividade.
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.
Sobre o CLP