O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, concordou com a decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de suspender o Carnaval em Cuiabá. Segundo ele, a situação em Mato Grosso está à beira do colapso e algumas cidades já estão transferindo pacientes com Covid-19 para outros Estados.
O prefeito Emanuel Pinheiro, transformou as datas 15, 16 e 17 (feriado de Carnaval) em dias úteis. Além disto, proibiu a realização de eventos carnavalescos na Capital em 15 e 16 do próximo mês. O decreto foi assinado na sexta-feira (22), visando o nfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
“Ótima decisão [de Emanuel Pinheiro], correta. Temos que evitar aglomerações, estamos à beira de um colapso na assistência hospitalar no Estado de Mato Grosso”, disse o secretário ao site da capital Olhar Direto.
Segundo Gilberto, em algumas regiões do Estado, a situação está caótica. “Está sendo demandado inclusive para outros Estados a auxiliar com pacientes onde já colapsou o sistema de saúde. Toda decisão que seja para diminuir a contaminação é digna de aplausos e aprovamos a medida”.
Covid-19 no estado
Mato Grosso registrou em seu último boletim divulgado no final da tarde de ontem, domingo, 24 que há 283 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas, e que a taxa de ocupação está em 70% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias.
Foi notificado 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.968 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 14 mortes foram registradas nas últimas 24 horas.