Mato Grosso: epicentro do fogo

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso: epicentro do fogo
Mato Grosso: epicentro do fogo Por: Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO

Mato Grosso, que abriga três biomas diferentes – Amazônia, Cerrado e Pantanal -, tem sido o estado mais atingido pelos incêndios em 2024, com mais de 30 mil focos de queimada registrados. A situação é crítica, especialmente na região de fronteira com a Bolívia, onde dois grandes incêndios florestais foram detectados pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Um deles, na região amazônica, possui cerca de 147 quilômetros de extensão, enquanto o outro, próximo ao Pantanal, ultrapassa os 308 quilômetros.

Os incêndios florestais causam danos irreparáveis à biodiversidade, contribuem para o aumento das emissões de gases do efeito estufa e agravam as mudanças climáticas. Além disso, as queimadas afetam a qualidade do ar, a saúde da população e a economia local.

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, alertou para a gravidade da situação, descrevendo-a como uma “química altamente deletéria e inimaginável”. A ministra ressaltou a necessidade de ações urgentes para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.