Mato Grosso enfrenta seca histórica e ameaça à fauna

Fonte: CenárioMT

Corpo de Bombeiros combate 25 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quarta-feira (09.10)
Corpo de Bombeiros combate 25 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quarta-feira (09.10)

O Estado de Mato Grosso passa pela pior seca em mais de quatro décadas, conforme análise do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao MCTI. A estiagem severa impacta a agricultura, o abastecimento de água e a sobrevivência da fauna local.

MP-MT pede ações

O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) notificou a Sema para ações preventivas na Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé, visando minimizar os danos à fauna. Apenas quatro pontos de água permanecem entre as pontes 58 e 91, e a escassez hídrica deve continuar até outubro.

Medidas urgentes incluem mapeamento de locais para dessedentação de animais, abastecimento de água em pontos críticos e redução de velocidade na Transpantaneira. Além disso, uma equipe especializada, incluindo veterinários e biólogos que atuaram em Brumadinho, está na região para reforçar o manejo da fauna.

O Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência devido à seca e aos incêndios florestais, com a medida prevista para durar 180 dias.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – Ainda nesta sexta-feira, o Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no Estado, devido à seca severa e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões, especialmente, o Pantanal.

A medida está prevista no Decreto nº 989/24, publicado em edição extra do Diário Oficial e tem duração de 180 dias.

Veja também:

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.