O Governo de Mato Grosso intensificou o combate aos incêndios florestais em 2024, com resultados expressivos nas ações de fiscalização e punição.
Segundo a delegada Liliane Murata, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), já foram indiciadas 112 pessoas por colocar fogo em florestas, plantações e áreas urbanas.
“Neste ano, já prendemos 20 pessoas em flagrante e temos 112 pessoas indiciadas pelo crime de incêndio, além de 122 inquéritos instaurados”, afirmou a delegada durante o podcast MT Conectado. “Todos os órgãos estão bem equipados para identificar, saber como foi a evolução do fogo e prender os responsáveis por degradar o meio ambiente com o fogo. A pessoa que cometeu este crime não sairá impune. É tolerância zero!”, completou.
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso também atua
Além da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso também tem desempenhado um papel fundamental no combate aos incêndios. A corporação é a única do país que aplica multas por uso irregular do fogo. Neste ano, já foram aplicados R$ 74,5 milhões em multas e mais de 20 máquinas apreendidas.
“Usar fogo na zona urbana durante o ano todo é proibido. Já nas áreas rurais, é permitido apenas quando há autorização do órgão ambiental. Só que com o decreto em vigor, todas as autorizações são revogadas. Estamos passando pela pior seca dos últimos 44 anos, então qualquer uso do fogo pode resultar em grandes incêndios florestais. Por isso, é preciso que a população respeite o período proibitivo”, alertou um oficial do Corpo de Bombeiros.