O Estado de Mato Grosso foi o único do país a apresentar tendência de alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode ser causada pela Covid-19. De acordo com dados do boletim do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as regiões norte e oeste do Estado são as que tem a maior tendência.
Os dados do boletim, divulgado nesta sexta-feira (2), são referentes à semana do dia 20 a 26 de junho. Os gráficos do InfoGripe mostram os estados onde a probabilidade de queda é superior a 95%, superior a 75%, estados onde há estabilidade ou oscilação, estados onde a probabilidade de crescimento é de superior a 75% e estados onde a probabilidade de crescimento é de superior a 95%. Mato Grosso é o único do Brasil com probabilidade de crescimento superior a 95%.
O InfoGripe também aponta dados das macrorregiões de saúde. Em Mato Grosso existem cinco. Na macrorregião sul a probabilidade de queda é superior a 75%, sendo a única com dados positivos. Na macrorregião leste há estailidade ou oscilação. Já na macrorregião centro-norte a probabilidade de crescimento é superior a 75% e nas macrorregiões norte e oeste a probabilidade de crescimento é superior a 95%.
A SRAG é um conjunto de sintomas associados a doenças respiratórias. São os casos graves, notificados nos hospitais. As análises do InfoGripe são feitas com base nos dados inseridos no sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde.