Mato Grosso é o 19º estado do país com maior taxa de mortalidade entre jovens

Fonte: G1 MT

TV Globo/Reprodução

O número de homicídios em Mato Grosso em 2018 foi de 989, o que representa uma taxa de 28,7 para cada 100 mil habitantes. A taxa de homicídios de jovens no estado foi de 49,5 por 100 mil habitantes, sendo o 19º estado brasileiro com a maior taxa.

Os dados foram divulgados pelo Atlas da Violência 2020, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O fenômeno dos homicídios de jovens no estado é, na sua maior parte, um cenário de homicídios de homens jovens. Essa é uma análise que, já há algum tempo, está consolidada nas pesquisas sobre letalidade violenta da juventude brasileira, sobretudo quando se dá ênfase à representatividade dos jovens do sexo masculino no total de homicídios dessa faixa etária.

Sobre o número de homicídios na faixa etária de 15 a 29 anos de idade, foram 425 em 2018. Em 2017, esse número foi de 463 e, em 2016, 516 homicídios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]