Um estudo recente revelou que Mato Grosso alcançou o top 10 dos estados brasileiros com maior competitividade industrial. A agroindústria, impulsionada pela produção de alimentos, biocombustíveis e derivados de petróleo, lidera esse avanço.
O Índice de Competitividade Industrial (ICI), divulgado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), avaliou diversos fatores, incluindo o valor adicionado per capita, o desempenho das exportações e o nível tecnológico dos produtos.
Apesar do progresso, o estudo aponta que Mato Grosso ainda enfrenta desafios para expandir a produção de bens de maior valor agregado e complexidade tecnológica. O setor de produtos químicos, especialmente a produção de fertilizantes, tem se destacado na agregação de valor.
O estudo também revelou que São Paulo lidera o ranking nacional de competitividade industrial, seguido por Santa Catarina. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição, enquanto Mato Grosso figura em terceiro lugar.
Em paralelo, foi anunciada a Expoind Mato Grosso – Feira de Negócios da Indústria de Mato Grosso, um evento que visa impulsionar ainda mais o setor industrial no estado.
O estudo também destaca o crescimento do setor industrial em Mato Grosso na última década. O número de estabelecimentos industriais aumentou 39%, os empregos formais cresceram 19% e o Produto Interno Bruto (PIB) industrial triplicou.