Mato Grosso determina fechamento de mercadinhos em presídios em 60 dias

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso determina fechamento de mercadinhos em presídios em 60 dias
Mato Grosso determina fechamento de mercadinhos em presídios em 60 dias

O Governo do Estado de Mato Grosso determinou o fechamento de todos os mercadinhos que funcionam dentro das unidades prisionais do estado.

A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (10) e estabelece um prazo de 60 dias para que as atividades sejam encerradas.

A suspeita é que parte dos mercadinhos era controlada por facções criminosas. O decreto informa que, após o prazo de 60 dias, todos os equipamentos e mercadorias existentes nos estabelecimentos serão incorporados pela administração pública e destinados ao uso nas unidades penais ou instituições sociais.

Mato Grosso garante fornecimento de itens

O Governo do Estado afirma que garante o fornecimento de alimentação, vestuário, instalações higiênicas e outros itens previstos na Lei de Execução Penal. A medida extingue um decreto de 2019, que permitia a comercialização de produtos aos detentos.

Sejus assume o fornecimento de materiais

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) declarou que tem adotado uma política rigorosa para garantir o fornecimento adequado de materiais de higiene e limpeza às unidades do sistema penitenciário. O fornecimento é realizado por meio de processos licitatórios, como os pregões eletrônicos nº 083/2024 e nº 079/2024, que garantem a aquisição de itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.

A distribuição é realizada de forma equitativa, considerando o número de internos em cada unidade prisional. Desde a Penitenciária Central do Estado (PCE), que abriga mais de 2.900 custodiados, até unidades menores, com menos de 100 internos, todas recebem o fornecimento regular de insumos.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, afirmou que, com a criação da Sejus, houve uma reestruturação administrativa que aprimorou a gestão e distribuição dos insumos penitenciários. A secretaria implementou um planejamento logístico estratégico, assegurando que todas as unidades prisionais do estado recebam regularmente os materiais essenciais, sem risco de desabastecimento.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!