A Polícia Militar de Mato Grosso deu início nesta quinta-feira (25) à Operação Força Total, uma ação integrada que visa intensificar o policiamento em todo o estado e combater a criminalidade. A operação, que ocorre simultaneamente em todos os comandos regionais, conta com a participação de mais de 1.500 policiais militares e o emprego de mais de 700 viaturas.
A abertura oficial da operação na região metropolitana aconteceu na nova Orla do Porto, em Cuiabá, com a presença de autoridades e comandantes das unidades especializadas. O objetivo da ação é garantir a segurança da população por meio de ações como abordagens, blitzes em locais estratégicos e patrulhamento ostensivo em áreas com maior índice de criminalidade.
O coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, comandante do 1º Comando Regional, destacou a importância da operação para a segurança pública em Mato Grosso: “Há um esforço de todos os nossos policiais militares para garantir a segurança da população cuiabana e mato-grossense. Essa é uma importante operação que ocorre simultaneamente em todo o Estado e, sendo assim, não haverá espaço para marginalidade. Nosso objetivo é resgatar a sensação de segurança da população por meio do policiamento ostensivo e tático”.
O coronel Januário Batista, comandante do 2º Comando Regional, reforçou a importância da operação e do trabalho integrado das forças de segurança: “Esse esforço hoje é totalmente dedicado a essa operação de âmbito nacional das Polícias Militares e aqui em Mato Grosso não é diferente. É importante porque demonstramos para a nossa sociedade o esforço que a nossa instituição desenvolve no combate à criminalidade”.
Para garantir o sucesso da operação, diversas unidades especializadas da Polícia Militar estão envolvidas, como a Rotam, Bope, Cavalaria, BPMTran, BPMPA, Força Tática, Raio e Ciopaer. Essas unidades, com suas capacidades específicas, atuam de forma integrada para intensificar o policiamento e coibir a ação de criminosos.