Mato Grosso: Criança de 3 anos fica com 90% do corpo queimado após galão de álcool explodir em Sinop

Fonte: CENÁRIOMT

Mãe é presa após ameaçar atear fogo nos filhos em Mato Grosso
Mãe é presa após ameaçar atear fogo nos filhos em Mato Grosso

Uma criança de apenas 3 anos ficou gravemente ferida após a explosão de um galão de álcool dentro de uma chácara. O fato ocorreu ontem (31) em Sinop.

De acordo com levantamento de informações do CenárioMT, a mãe e a vítima estavam próximas ao fogo e em determinado momento, um galão contendo álcool caiu nas chamas e explodiu.

A criança foi atingida e algumas pessoas tentaram apagar o fogo, e apesar dos esforços dos vizinhos, a vítima ficou com 90% do corpo queimado, sendo levada para atendimento no Hospital Regional de Sinop, em estado gravíssimo.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Queimaduras

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco. Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%.

Primeiros socorros

Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

Prevenção

– ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto. Assim, se escapar alguma chama, não irá atingir o cabelo ou a sobrancelha;
– ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos;
– manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão;
– não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças;
– em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias.

 

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.