Mato Grosso cria mais de 56 mil vagas formais em 2025 e lidera com menor desemprego do país

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, celebrou o resultado, que ele atribui às políticas estaduais de fomento.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso cria mais de 56 mil vagas formais em 2025 e lidera com menor desemprego do país

Mato Grosso demonstrou um forte avanço na geração de empregos com carteira assinada nos primeiros dez meses de 2025. Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o estado registrou um saldo positivo de 56.358 novos postos de trabalho entre janeiro e outubro deste ano. Este número representa um crescimento de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2024.

Com 591.323 admissões registradas no acumulado de 2025, o estoque de empregos formais no estado ultrapassou a marca de 1 milhão de vínculos (1.000.359), refletindo a expansão do mercado de trabalho mato-grossense.

[Continua depois da Publicidade]

Serviços lidera, setores crescem juntos

O desempenho positivo foi notado em todos os grandes setores, evidenciando a diversificação da economia estadual:

  • Serviços: Liderou a geração de vagas, com saldo de 20.146 empregos.
  • Agropecuária: Seguiu forte, com 11.918 novos postos.
  • Construção: Criou 11.489 vagas.
  • Indústria: Contabilizou 7.619 vagas.
  • Comércio: Registrou 5.186 novos vínculos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, celebrou o resultado, que ele atribui às políticas estaduais de fomento. Além da forte geração de empregos formais, Mato Grosso alcançou, no terceiro trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego do país (2,3%), empatado com Santa Catarina.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]