Mato Grosso atrai mais turistas e impulsiona a economia

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso atrai mais turistas e impulsiona a economia
Mato Grosso atrai mais turistas e impulsiona a economia

O turismo em Mato Grosso está em alta. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, o estado recebeu 242 mil visitantes em 2023, um aumento de 54% em relação a 2021.

Essa crescente procura por destinos mato-grossenses gerou um impacto econômico significativo, movimentando cerca de R$ 377 milhões. A média de gasto por turista foi de R$ 1.558 por pernoite, demonstrando o potencial do setor para gerar emprego e renda no estado.

A principal motivação das viagens para Mato Grosso foi visitar familiares ou participar de eventos com amigos (39,1%). Em seguida, o lazer foi o motivo de 27,5% dos turistas, enquanto 23,7% buscaram tratamento de saúde ou consultas médicas.

Mato Grosso se destaca no cenário nacional

Cachoeira Salto das Nuves
Cachoeira Salto das Nuves –  Marcos Vergueiro/Secom-MT

O crescimento do turismo em Mato Grosso reflete o potencial turístico do estado, com suas belezas naturais, rica cultura e diversas opções de lazer. Aumento na divulgação dos destinos turísticos, investimentos em infraestrutura e a valorização da cultura local são alguns dos fatores que contribuíram para esse resultado positivo.

Os dados da PNAD indicam que o setor turístico brasileiro está em plena recuperação e que o Mato Grosso tem um papel importante a desempenhar nesse cenário. Com um planejamento estratégico e investimentos contínuos, o estado tem o potencial de se tornar um destino turístico ainda mais atrativo e consolidar sua posição no cenário nacional.

Turismo nacional em alta

O Brasil também registrou um aumento significativo no número de viagens domésticas em 2023, com um crescimento de 71,5% em relação a 2021. O lazer foi a principal motivação dos brasileiros ao viajar, seguido por visitas a familiares e amigos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados e destacou o potencial do turismo brasileiro. “Estamos trabalhando para ampliar a conectividade aérea, facilitar o acesso a crédito para a compra de passagens e pacotes turísticos e estimular o turismo cívico”, afirmou o ministro.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.