Mato Grosso alcançou um marco significativo na geração própria de energia solar, registrando mais de 1,9 gigawatt (GW) de potência instalada. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado conta com mais de 144 mil conexões fotovoltaicas em telhados e pequenos terrenos, abrangendo 141 municípios, ou seja, 100% da região.
Desde 2012, essa modalidade de energia já atraiu R$ 9,2 bilhões em investimentos, gerou mais de 59 mil empregos e arrecadou R$ 2,7 bilhões para os cofres públicos. Tiago Vianna de Arruda, coordenador da ABSOLAR em Mato Grosso, destaca que o avanço da energia solar é essencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, ajudando a diversificar a matriz energética e a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos.
Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, reforça que o crescimento da energia solar fortalece a sustentabilidade do Brasil e amplia a competitividade dos setores produtivos. Ele ressalta o potencial de uso dessa tecnologia em programas sociais, como “Minha Casa Minha Vida” e “Luz para Todos”, além de prédios públicos, contribuindo para a redução de custos com energia e liberando mais recursos para áreas prioritárias como saúde e educação.
A ABSOLAR, fundada em 2013, é a principal entidade no Brasil que reúne os elos da cadeia de valor da energia solar fotovoltaica, além de promover a transição energética sustentável no país.
Veja mais informações:
- Geração de energia solar alcança dois novos recordes no mês de junho
- Mato Grosso está entre os 10 estados com maior potência na produção de energia solar
- Mato Grosso supera 1,8 gigawatt de potência na geração própria de energia solar
- Prédios do MPF em Mato Grosso já estão recebendo placas solares
- Mato Grosso: Sol Nascente da Energia Solar