Mato Grosso apresenta redução de 18% no desmatamento do Cerrado, Aponta Inpe

Redução ocorreu no período de agosto de 2022 a julho de 2023

Fonte: Nayara Takahara | Sema-MT

Mato Grosso apresenta redução de 18% no dsmatamento do Cerrado, Aponta Inpe
Mato Grosso apresenta redução de 18% no dsmatamento do Cerrado, Aponta Inpe

O estado de Mato Grosso testemunhou uma diminuição significativa de 18% na taxa de desmatamento do Cerrado no período de agosto de 2022 a julho de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os resultados apontam para uma situação mais crítica na região do Matopiba, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, responsáveis por 75% da área desmatada no bioma Cerrado. Apenas a Bahia registrou um aumento de 38% no desmatamento.

O secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, atribui a redução no desmatamento às medidas preventivas e de combate ao desmatamento ilegal implementadas pelo governo estadual.

“Isso só demonstra que a responsabilização do infrator está surtindo efeito e que a regularização é um dos caminhos. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, destacou Marega.

No bioma Cerrado, foram aplicados R$ 189,6 milhões em multas ambientais exclusivamente nos onze meses de 2023, resultando em 1.407 autos de infração e 906 áreas embargadas. Além de Mato Grosso, o estado de Goiás também registrou uma redução de 18% na taxa de desmatamento no mesmo período.

Desmatamento ilegal zero

desmatamento
Considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado cobre cerca de 25% do território nacional e abrange 13 estados. Somente em Mato Grosso, representa 40% do território estadual. © Toninho Tavares/Agência Brasília

 

No acumulado de 2004 a 2023, Mato Grosso registrou diminuição de 90% na taxa de desmatamento no Cerrado. De acordo com Marega, o Estado é reconhecido pelo MapBiomas pela firme atuação no combate ao desmatamento.

“O MapBiomas reconhece que Mato Grosso chegou a mais de 65% de ações de combate ao desmatamento ilegal, desde 2019, sendo que a média nacional, sem Mato Grosso, é de 10%”, disse. Segundo o secretário adjunto, no monitoramento feito pelo Estado o percentual é superior a 80%.

“Com os investimentos do Governo de MT e o agir rápido da Sema, que impede a continuidade do desmatamento ainda no início, estamos revertendo essa curva e aumentando a legalidade”, completou ao acrescentar que nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 240 milhões em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal.

Considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado cobre cerca de 25% do território nacional e abrange 13 estados. Somente em Mato Grosso, representa 40% do território estadual.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).