O Estado de Mato Grosso foi destaque no Fórum AgriFuture, realizado nesta terça-feira (17.09) em São Paulo, promovido pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O evento reuniu um seleto grupo de investidores árabes, interessados em explorar oportunidades no Brasil, especialmente no setor agrícola.
Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, destacou os principais atrativos econômicos do estado, como os benefícios fiscais, a vasta disponibilidade de recursos naturais e uma robusta infraestrutura logística. Miranda enfatizou que Mato Grosso oferece um ambiente de negócios seguro e confiável para receber investimentos internacionais.
“Mato Grosso é o Brasil que dá certo”, afirmou o secretário, ao ressaltar que o estado lidera o crescimento econômico do país. Ele mencionou que entre 2002 e 2021, Mato Grosso registrou o maior crescimento do PIB no Brasil, além de ocupar o segundo lugar na geração de empregos e a terceira posição em menor desigualdade de renda. “Somos o maior produtor e exportador agropecuário do país, com uma indústria em expansão e preservando 60% do nosso território”, acrescentou.
Parcerias com os Emirados Árabes Unidos
A Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, também participou do fórum, fortalecendo laços com os Emirados Árabes, especialmente nas áreas de esporte e segurança alimentar. Virginia, que iniciou sua relação com os EAU através do jiu-jitsu paradesportivo, agora busca expandir essa conexão para a produção de alimentos e outras oportunidades discutidas no evento.
O Fórum AgriFuture proporcionou uma plataforma para Mato Grosso destacar seu papel como líder no agronegócio e reforçar sua posição como um dos destinos mais promissores para investimentos estrangeiros, principalmente no setor de produção sustentável de alimentos.