Em uma demonstração de compromisso com a preservação da fauna de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a soltura de cinco animais silvestres no último fim de semana. Entre as espécies liberadas na natureza estão um bicho-preguiça, um ouriço-cacheiro, um joão-corta-pau, uma cutia e um gavião-quiriri.
Todos os animais passaram por avaliação e tratamento médico veterinário em clínicas conveniadas à Sema, recuperando-se de diversas condições, como desidratação, lesões e até mesmo intoxicação. Após o período de reabilitação, eles foram devolvidos ao seu habitat natural em diferentes regiões do estado.
O caso do bicho-preguiça, resgatado em Nova Mutum, chamou a atenção. A fêmea, que apresentava desidratação e baixo peso, recebeu cuidados intensivos e ganhou mais de 2 quilos durante o tratamento. Após 13 dias de internação, ela foi solta em uma área de mata preservada.
“É gratificante ver esses animais recuperados e voltando para a natureza”, afirmou Waldo Troy, gerente de Fauna Silvestre da Sema. “Nosso objetivo é garantir que eles tenham uma segunda chance e possam continuar sua vida livremente.”
A soltura dos animais faz parte do trabalho contínuo da Sema na proteção da fauna silvestre em Mato Grosso. A secretaria incentiva a população a denunciar casos de maus-tratos e resgate de animais silvestres através dos canais oficiais.