Na quinta-feira (27), o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, participou do lançamento do “Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais”, iniciativa do Governo de Mato Grosso. Durante o evento no Palácio Paiaguás, o governador Mauro Mendes também assinou um decreto estabelecendo medidas para o período de proibição de queimadas e declarando emergência ambiental.
O procurador-geral de Justiça expressou o apoio do Ministério Público de Mato Grosso ao governo estadual no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, destacando a importância da atuação conjunta entre as instituições. Ele ressaltou o papel fundamental da tecnologia no combate aos crimes ambientais, mencionando o uso de satélites para monitoramento em tempo real de focos de calor e desmatamento.
O plano de ação do governo estadual prevê um investimento de R$ 125 milhões para o combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais em 2025. O documento abrange ações de gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.