Mato Grosso ainda abaixo da média nacional em moradias próprias, aponta IBGE

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso ainda abaixo da média nacional em moradias próprias, aponta IBGE
Mato Grosso ainda abaixo da média nacional em moradias próprias, aponta IBGE

Um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados sobre as condições habitacionais no Brasil. Em Mato Grosso, a pesquisa demonstra que 54,23% da população reside em casas quitadas, com pelo menos um morador proprietário. Embora esse número represente a maioria, o índice fica abaixo da média nacional, que se situa em 72,7%.

A pesquisa também indica que 9,77% dos lares mato-grossenses possuem ao menos um proprietário, mas as parcelas ainda estão sendo pagas. Já 27,78% dos moradores do estado alugam suas residências, enquanto 7,4% ocupam casas cedidas ou emprestadas.

Quanto ao tipo de imóvel, a maioria dos domicílios em Mato Grosso são casas, com um total de 1.150.895 unidades. Apartamentos somam 81.157 e casas em vilas ou condomínios, 35.479. Um número bem menor de pessoas reside em cortiços (6.771) ou em estruturas consideradas degradadas (652).

No que diz respeito à infraestrutura, a pesquisa aponta que apenas 33,98% das casas em Mato Grosso estão conectadas à rede de esgoto. Por outro lado, 80,74% dos domicílios possuem abastecimento de água pela rede geral. A coleta de lixo alcança 88,68% dos domicílios, e 99,08% possuem banheiros de uso exclusivo.

Os dados do IBGE evidenciam a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas voltadas para a melhoria das condições habitacionais em Mato Grosso, especialmente no que diz respeito ao acesso à água tratada e à coleta de esgoto.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!