A Polícia Civil de Mato Grosso, em colaboração com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, executou uma operação que resultou na apreensão de maquinário agrícola e armas de fogo, além de uma prisão em flagrante. A ação foi desencadeada a partir de investigações relacionadas a crimes de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três propriedades rurais localizadas em Gaúcha do Norte e em uma residência em Primavera do Leste. A operação contou com a participação de agentes das Delegacias de Primavera do Leste e Paranatinga, além do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Durante a operação, 15 máquinas agrícolas avaliadas em mais de R$ 15 milhões foram apreendidas, juntamente com diversas armas de fogo. Entre os equipamentos confiscados estavam duas plantadeiras, três colheitadeiras, dois autopropelidos/pulverizadores, um graneleiro, duas retroescavadeiras, uma escavadeira esteira e quatro caminhões. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul revelaram que o maquinário foi adquirido fraudulentamente, utilizando documentos falsos, de empresas localizadas em Passo Fundo e região, bem como de instituições bancárias. Após a entrega das máquinas, os estelionatários retiravam os sistemas de GPS para dificultar a localização dos equipamentos.
Simultaneamente, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Passo Fundo, Erechim, Cacique Doble e São José do Ouro, no Rio Grande do Sul. Nessas ações, foram apreendidos uma grande quantidade de documentos, celulares, notebooks, computadores, duas espingardas, munições e uma caminhonete VW Amarok.