Mais de 600 servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão afastados de suas funções em Mato Grosso durante a pandemia de Covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, em coletiva virtual, nesta quinta-feira (16).
De acordo com o secretário, alguns servidores estão afastados por apresentarem atestado médico, outros por manifestarem sintomas do coronavírus ou por fazerem parte de grupo de risco. Há ainda alguns que já tem diagnóstico positivo da doença.
Esses servidores estão em quarentena e após esse período acabar, se apresentarem fim dos sintomas, serão considerados recuperados e voltarão para suas funções.
Em Mato Grosso, até esta quinta-feira, 156 casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados. Cinco pessoas já morreram no estado em decorrência da doença.
Para conseguir continuar atendendo à demanda da saúde e suprir a necessidade de profissionais, o governo publicou um edital de chamamento público. O chamamento será feito de acordo com a necessidade de cada hospital.
Para algumas unidades, serão feitas as reposições de servidores afastados e em outras será feito um reforço no número de profissionais para fortalecer as equipes de combate à Covid-19.
O secretário informou que mais de 3 mil profissionais fizeram inscrições para prestar serviço no estado e na próxima quinta-feira (23) será divulgado o resultado desse chamamento público e o numero de servidores atuando em cada unidade.