Líderes e representantes de associações e cooperativas indígenas de aldeias na região de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá concluíram o curso de gestão de negócios. Ao todo, 34 índios participaram o curso oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso.
A formação teve duração de quatro meses.Os índios participaram do curso com objetivo de melhorar a gestão dos negócios e produção dentro das aldeias.
Segundo a formanda Valdineia Zonozokaeroce, o curso foi muito importante para a formação das lideranças e ajudará as comunidades a desenvolver e melhorar da gestão do que já é produzido nas aldeias.
“Nós buscamos aprender para gerar melhoria para nosso povo em algumas áreas. Alguns de nós trabalham com turismo, por exemplo. Outros são agricultores. Então, queremos melhorar nosso potencial”, disse.
Ela conta ainda que pretende se aprofundar na área de gestão para trabalhar e assim, pode ensinar aos índios que não puderam participar do curso. Dessa forma, poder contribuir mais com seu povo.
De acordo com o diretor do IFMT, Gilcélio Luiz Peres, a formação dos indígenas é muito importante para o desenvolvimento da região.
“Nossos indígenas produzem muita coisa e é preciso se aperfeiçoar através de suas cooperativas para fazer uma melhor gestão dos seus negócios. Nós ficamos muito felizes porque a gente cumpre, dessa forma, o nosso papel: formar as pessoas pra vida e para o trabalho”, afirmou.