Até a noite da última sexta-feira (17), 1.291 pessoas perderam a vida em Mato Grosso em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Destas, 27,11% não tinham nenhuma comorbidade. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Segundo a enfermeira Sylvia Oliveira, em entrevista ao Canal Tech, comorbidades são duas ou mais doenças relacionadas etiologicamente, ou seja, uma pessoa tem comorbidade quando possui duas ou mais doenças combinadas, como problemas cardiovasculares, diabetes, doenças pulmonares, dentre outras. Elas também podem ser chamadas de ‘doença de base’.
As comorbidades são fatores de risco aos pacientes, tanto que, dos que faleceram em Mato Grosso, 72,89% possuíam estas doenças. No entanto, os dados mostram que mesmo as pessoas saudáveis podem perder a vida para a doença.
Em relação à idade, dados do IndicaSus mostram que, em Mato Grosso, 23,70% das mortes foram de pessoas com 61 a 70 anos de idade, seguidos dos de 71 a 80 anos, que representam 23,39% das mortes. A idade também é um fator de risco.
Os idosos com mais de 80 anos representam 16,34% das mortes no estado.