Neste domingo (6), mais de 2,5 milhões de eleitores em Mato Grosso estão habilitados a votar para escolher seus próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
A eleição ocorrerá nos 142 municípios do estado, e somente Cuiabá tem possibilidade de segundo turno, caso necessário, que será realizado no dia 27 de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) registrou 10.575 pedidos de candidaturas. Desses, 366 são para as chapas de prefeito(a) e vice-prefeito(a), e 10.209 para os cargos de vereador(a). O custo total das eleições no estado será de R$ 21,9 milhões, o que representa um gasto de R$ 8,50 por eleitor.
O que você precisa saber antes de votar em Mato Grosso
Os eleitores devem verificar se está tudo em ordem com o título de eleitor, o que pode ser feito acessando o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e digitando o número do título e a data de nascimento. No site, é possível verificar o local de votação e a seção eleitoral com antecedência.
No dia da votação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os documentos aceitos incluem:
- e-Título (se estiver sem foto, é preciso apresentar outro documento oficial);
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira de trabalho.
Embora não seja obrigatório levar o título de eleitor, ele pode facilitar a localização da seção de votação. O primeiro voto a ser digitado na urna será para vereador, seguido pelos cargos de prefeito e vice-prefeito.
Este ano, o horário de votação em Mato Grosso será das 7h às 16h.
O que é proibido no local de votação
Para garantir o sigilo do voto, é proibido levar para a cabine de votação itens como:
- Celulares;
- Máquinas fotográficas;
- Filmadoras ou qualquer outro equipamento eletrônico.
Os eleitores podem levar seus celulares até a seção, mas devem deixá-los com o mesário ao entrar na cabine. É permitido levar um papel com o nome e número dos candidatos para ajudar na hora do voto.
A manifestação silenciosa e individual de preferência por candidatos, partidos ou federações é permitida, como o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Justificativa de ausência
Eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição podem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, que usa a localização do aparelho, ou entregando um Requerimento de Justificativa Eleitoral em uma mesa receptora de votos. Quem não justificar no dia poderá fazê-lo em até 60 dias após o turno, utilizando o e-Título ou o sistema Justifica.