Mais de 20 órgãos pertencentes aos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo uniram-se ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação nas Eleições Municipais de 2020. Até a última sexta-feira (20), 23 instituições haviam atendido ao pedido do presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que solicitou às entidades a publicação, nos sites das entidades, de um banner de divulgação do Tira-Dúvidas Eleitoral, assistente virtual do TSE no WhatsApp.
Além de estimular o voto consciente e promover o fortalecimento da democracia, a ação tem como finalidade ampliar a difusão da nova ferramenta da Justiça Eleitoral, por meio da qual o cidadão pode esclarecer dúvidas, acessar conteúdos checados por agências de notícias, consultar o local de votação e obter informações sobre candidaturas, entre outras funcionalidades.
Participam da iniciativa o Supremo Tribunal Federal (STF); o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público do Trabalho (MPT); o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Tribunal de Contas da União (TCU); o Senado Federal; a Câmara dos Deputados; a Presidência da República; a Casa Civil; a Controladoria-Geral da União (CGU); a Advocacia-Geral da União (AGU); a Secretaria-Geral da Presidência da República; a Secretaria de Governo; e os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; das Relações Exteriores; da Cidadania; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Turismo; de Minas e Energia; e da Defesa.
Combate à desinformação
A divulgação dos banners vai ao encontro dos objetivos do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado pelo TSE em agosto do ano passado e que até o momento conta com a colaboração de 57 instituições parceiras. O projeto baseia-se em seis eixos temáticos para o combate às informações falsas propagadas nas redes sociais. São eles: organização interna, alfabetização midiática e informacional, contenção à desinformação, identificação e checagem de desinformação, aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e aperfeiçoamento de recursos tecnológicos.
Assistente Virtual do TSE no WhatsApp
O Tira-Dúvidas Eleitoral é fruto de um acordo firmado com o WhatsApp para ajudar na circulação de dados e informações oficiais sobre o processo eleitoral brasileiro. O chatbot foi desenvolvido pela empresa Infobip, no ambiente do WhatsApp Business, de forma totalmente gratuita.