No último sábado (05), a Quadra Poliesportiva da Escola Ivete Lourdes, foi palco do 1º Campeonato de Robótica realizado para alunos de 6 a 12 anos de idade, do ensino Fundamental I e II de, da Rede Municipal de Ensino. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), a programação reuniu cerca de 160 alunos, divididas em 37 equipes, de seis escolas sorrisenses.
Prestigiaram o evento, o prefeito Ari Lafin, Zé da Pantanal representando o Legislativo, secretária de Educação Lúcia Drechsler e adjunta Roberta Novello, professor Elder Soares, coordenadora de Robótica Maria Cecília Lira, além de professores, pais e torcidas das equipes.
O projeto piloto contou com apresentações de projetos científicos, corrida de robôs, sumô de robôs e um momento de descontração com performances eletrizantes na dança dos robôs. A mostra apresentou protótipos que podem ser futuramente utilizados no esporte, agronegócio, desperdício de alimentos, além de equipamentos que podem ser utilizados no dia a dia.
“A tecnologia educacional tem avançado muito nos últimos anos e essa preocupação que a gestão tem em aproximar os nossos estudantes das atualizações da robótica, da engenharia, e da pesquisa, mostra a evolução que o Município tem em contribuir com um futuro melhor para nossos estudantes” ressalta, a coordenadora pedagógica de Robótica Educacional, Maria Cecilia Lira.
A estudante Gabriele Alves, destaca o que a robótica tem trazido de mais emocionante na sua vida.
“A robótica é encantadora, e está sendo muito interessante e legal participar desses projetos. Tenho aprendido a fazer programação, desenvolver carrinhos, pontes e muitas outras coisas que ajudam no meu desenvolvimento escolar” disse.
O ensino da Robótica em Sorriso, teve início em abril de 2021, desde então, muitos estudantes têm buscado incentivo para projetar o próprio futuro através das descobertas que a programação oferece.
“É muito satisfatório ver o brilho nos olhos dos nossos filhos desenvolvendo robôs, criando coisas, e evoluindo principalmente nas notas, todas essas oportunidades são frutos de cuidado que o Município oferece de forma igual, com os mesmos mecanismos, tanto na sede quanto nos Distritos,”, frisa.
A Robótica tem desenvolvido várias habilidades dos estudantes sorrisenses, segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ela pontua que a intenção para os próximos anos, é disponibilizar a prática educacional para mais alunos da rede municipal de ensino.
“É mais uma iniciativa para podermos incentivar nossos alunos a usar a criatividade através da programação e da tecnologia, sabemos o quanto a Robótica é rica de oportunidades, e oferecermos esse primeiro contato através da sala de aula pode ser o pontapé inicial para o surgimento de grandes pesquisadores que podem contribuir para a Educação, Saúde e áreas do conhecimento” destaca a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
O prefeito Ari Lafin conheceu todos os projetos apresentados na mostra, e aproveitou para reforçar aos estudantes que a Educação é a chave do sucesso na vida das pessoas.
“Fico imensamente feliz em ver a dedicação e empenho desses pequenos. Eles entenderam que a tecnologia pode fazer sonhar ainda mais alto e vislumbrar competições ainda maiores, representando nosso município e grandes carreiras profissionais. Hoje, são mais 4 mil alunos ligados diretamente com a robótica em Sorriso, sendo quase 20% deles já mostrando a que veio através dos resultados desta competição. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa educação”, reitera o prefeito Ari Lafin.
Ao final do evento, os alunos foram premiados com medalhas, troféus e brindes.