A procura por vagas nas escolas estaduais militares de Mato Grosso é cada vez maior. O processo seletivo para ingresso em 2025 nas escolas Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBMMT) recebeu um total de 16.854 inscrições, superando as expectativas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A maior concorrência foi registrada na Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá, que recebeu 2.422 inscrições para apenas 84 vagas, o que representa uma taxa de 28,83 inscritos por vaga. As 28 unidades, distribuídas em 23 municípios, oferecem um total de 4.379 novas vagas.
A prova, que terá caráter classificatório e eliminatório, será realizada no dia 13 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 22 de outubro, e o período de matrícula será de 8 a 13 de janeiro de 2025.
Segundo a tenente-coronel Nágila de Moura Brandão, coordenadora das Escolas Militares na Seduc, a nota final será obtida pela soma dos acertos em Matemática e Língua Portuguesa. “A procura pelas escolas militares tem crescido nos últimos anos, o que demonstra a confiança dos pais e alunos nesse modelo de ensino”, afirma a tenente-coronel.