Mais de 1,2 mil crianças e adolescentes sofreram estupro em Mato Grosso em 2023

Fonte: CENÁRIOMT

Suspeito por estupro é preso em flagrante pela Polícia Militar após denúncia de amiga

O estado de Mato Grosso tem enfrentado um cenário alarmante no que diz respeito a crimes sexuais envolvendo menores de idade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.248 casos de estupro de vulnerável, cometidos contra vítimas com idades entre 0 e 17 anos.

Casos recentes agravam a situação

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.248 casos de estupro de vulnerável
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.248 casos de estupro de vulnerável

Um caso que chocou recentemente o estado aconteceu em Nobres, a 151 km de Cuiabá. No dia 15 deste mês, os pais de um menino de 12 anos denunciaram um abuso sexual que teria ocorrido durante um campeonato de futebol. O acusado é um professor que acompanhava a equipe do jovem. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e é tratado como estupro de vulnerável.

Outro caso, ocorrido nesta terça-feira (24), em Sorriso, a 420 km da capital, envolve um homem de 40 anos suspeito de estuprar sua própria enteada, de apenas 10 anos. A vítima detalhou os abusos que sofreu desde a chegada do acusado à casa da mãe, quase dois anos atrás.

Outros delitos e preocupações

O levantamento da Sesp-MT também aponta que houve 155 ocorrências de assédio sexual envolvendo crianças e adolescentes. O crime de lesão corporal lidera a lista, com 1.876 casos registrados. Além disso, foram contabilizadas 103 ocorrências de servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Além desses crimes, o levantamento mostrou outros delitos preocupantes:

  • Ameaça: 1.635 casos
  • Importunação sexual: 298 casos
  • Difamação: 206 casos
  • Homicídio doloso: 38 casos
  • Submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual: 15 casos

A situação requer atenção e ação imediata das autoridades e da sociedade em geral para proteger as crianças e adolescentes do estado.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.