Mais de 1 milhão de matogrossenses já tiveram covid-19, revela IBGE

Fonte: CENÁRIOMT

Mais de 1 milhão de matogrossenses já tiveram covid-19, revela IBGE
Mais de 1 milhão de matogrossenses já tiveram covid-19, revela IBGE

Mais de um milhão de pessoas em Mato Grosso foram diagnosticadas com Covid-19, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua suplemento Covid-19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados, que abrangem até o primeiro trimestre de 2023, indicam que 31,9% da população do estado com idade de 5 anos ou mais já teve a doença confirmada por teste ou diagnóstico médico.

O levantamento revela uma diferença de gênero nos casos confirmados: 34,7% dos infectados, ou seja, cerca de 561 mil, são mulheres, enquanto 29,2%, aproximadamente 486 mil, são homens.

Mato Grosso é o oitavo estado brasileiro com o maior percentual da população acometida pela Covid-19. Nacionalmente, 68,8 milhões de pessoas, correspondendo a 27% da população, tiveram a doença confirmada. Os estados com os maiores percentuais de infecção são o Distrito Federal (39,3%), Goiás (35,5%), Rio Grande do Sul e Roraima (ambos com 34,9%), Santa Catarina (33,3%), Paraná (33,2%) e Espírito Santo (33,1%).

O levantamento do IBGE destaca que 943 mil das pessoas infectadas em Mato Grosso têm 18 anos ou mais, representando 36,6% dos acometidos. Entre crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, esse número é de 105 mil, ou 14,8%.

Os dados nacionais também mostram que 23% das pessoas de 5 anos ou mais que tiveram Covid-19 continuam a apresentar sintomas após 30 dias do diagnóstico. Entre os mais jovens, de 5 a 17 anos, esse percentual é de 7,3%, enquanto entre os adultos, de 18 anos ou mais, é de 24,7%. Os sintomas mais frequentemente relatados incluem cansaço ou fadiga (39,1%), perda ou alteração de olfato e paladar (28,8%), dor no corpo, muscular ou nas articulações (28,3%) e problemas de memória ou atenção (27,1%).

O levantamento destaca que esses números podem diferir dos dados publicados no painel Covid-19 do Ministério da Saúde, pois alguns casos podem não ter sido notificados nos sistemas oficiais ou terem sido diagnosticados por autoteste sem notificação oficial.

Os dados do IBGE reforçam a ampla disseminação da Covid-19 em Mato Grosso e no Brasil, destacando a necessidade contínua de vigilância e medidas de saúde pública para mitigar os impactos da pandemia, especialmente no que se refere à persistência de sintomas a longo prazo entre os recuperados.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.