É perfeitamente normal perceber olhares insistentes para o céu por parte dos moradores de Lucas do Rio Verde. Desde o início da semana há notícias de chuvas provenientes de várias partes do estado.
Desta forma, criou-se uma expectativa de que a tão sonhada “chuva do caju” passe por Lucas do Rio Verde e apague a insistente poeira que atormenta os luverdenses nos meses de agosto e setembro. Além da poeira, as constantes queimadas urbanas também é outro problema que compromete a qualidade do ar, a saúde da população e prejudica o atendimento do Corpo de Bombeiros.
Alguns luverdenses até citam que “sentem o cheiro” de chuva. Apesar da grande expectativa, a má notícia é que a previsão do tempo mostra que não há sinal de água nesta semana, mas a boa notícia é que às vezes até as previsões podem falhar.
“Chuva do Caju”
A famosa “chuva do caju” é a primeira chuva depois da seca. Geralmente tem início em meados de setembro e se entende até abril do próximo ano. Esta chuva compõe o clima do Centro-Oeste e, é importantíssima para o desenvolvimento da fruta. Sem ela, o cajueiro não consegue segurar seus frutos, comprometendo a produção.
As pessoas mais idosas diziam que antigamente; quando chegava o mês de agosto, aquele calor da época, os comentários começavam a surgir; no dia 19 de agosto vai cair “aquela chuva” a “chuva do caju”, e no dia 19 chovia e, chovia o suficiente para brotar nos cajueiros as primeiras flores e em poucos dias os frutos.
PREVISÃO DO TEMPO
Previsão de terça, 20/08, para Lucas do Rio Verde – MT
Sol com algumas nuvens. Não chove.
20° MÍNIMA
37° MÁXIMA
Previsão de quarta, 21/08, para Lucas do Rio Verde – MT
18° MÍNIMA
37° MÁXIMA
Previsão de quinta, 22/08, para Lucas do Rio Verde – MT
Sol com algumas nuvens. Não chove.
18° MÍNIMA
37° MÁXIMA
Previsão de sexta, 23/08, para Lucas do Rio Verde – MT
Sol com algumas nuvens. Não chove.
19° MÍNIMA
38° MÁXIMA
Com informações Climatempo e