O atleta mato-grossense Igor Queiroz recebeu a convocação para integrar a Seleção Brasileira Sênior de Wrestling que disputará o Campeonato Pan-Americano 2025, com sede no México, em maio.
Igor, que compete na categoria Internacional, é um dos beneficiados pelo programa Olimpus MT do Governo de Mato Grosso, uma iniciativa executada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O atleta expressou seu reconhecimento pelo apoio recebido: “É notável o investimento no esporte feito pelo Governo de Mato Grosso. E, na Secel, temos um secretário que já viveu tudo isso e sabe o que nós atletas precisamos. Sou bolsista do projeto Olimpus e isso me ajuda muito. É um projeto essencial para o desenvolvimento do esporte de nosso Estado”.
Com 23 anos e residente do bairro Tijucal em Cuiabá, Igor trilha um caminho de sucesso no wrestling desde sua participação na seleção de Base em 2017. Há seis anos integra a seleção adulta, competindo no estilo Greco-Romano na categoria até 97 kg. Em seu currículo, destaca-se a medalha de bronze conquistada nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e o título de campeão do Pan-Americano Sub-20 em 2021.
O atleta também marcou a história do wrestling brasileiro ao conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-23 de 2022, na Espanha. Até então, essa era a maior conquista do estilo greco-romano do Brasil em Mundiais, abrangendo todas as categorias de idade.
Segundo Igor Queiroz, a convocação para o Campeonato Pan-Americano representa o início de uma jornada de competições que podem culminar nos Jogos Olímpicos de 2028. “Fui convocado para a Seleção Brasileira mais uma vez, uma seleção já visando o ciclo olímpico para 2028. O Campeonato Pan-Americano é muito importante para dar início a todos os outros resultados subsequentes até a classificação Olímpica”, explicou o lutador.