O presidente da CDL disse nesta segunda-feira (01.03) que o fechamento do comércio, mesmo que parcial, não é a melhor solução para conter a covid-19. A declaração de Petronilio Souza foi dada em reunião com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.
O encontro, realizado na prefeitura, foi uma tentativa de se antecipar à tomada de decisão do governador Mauro Mendes e os prefeitos mato-grossenses. Por causa do avanço do novo coronavírus, Mendes sugeriu medidas para amenizar a situação da covid-19 no Estado.
“Entendemos que o fechamento do comércio, mesmo que de forma parcial, não é a melhor das soluções para conter a disseminação do vírus. O comércio, sendo arduamente cobrado pelas Entidades de classe, cumpre integralmente com regras sanitárias rígidas. E pode-se afirmar, sem dúvida alguma, que, este segmento é o que mais cumpre os protocolos estabelecidos”, enfatizou o presidente da CDL.
Na análise de Petronilio, ao longo do último ano ficou evidente que, mesmo com o fechamento total ou parcial de comércios, há registro de aglomeração de pessoas.
Cuidados preventivos
Durante a reunião, Petronilio disse que a entidade atuou de forma preventiva. Foram realizadas ações de conscientização junto ao empresariado local. O uso de álcool em gel ou 70%, distanciamento social, cobrança do uso de máscara e aferição da temperatura corporal são medidas ainda adotadas por grande parte do comércio.
Outras ações foram a elaboração de cartilhas e manuais, distribuição de materiais impressos em todo o comércio, distribuição de máscaras e panfletagem à população com intuito de conscientizar acerca dos hábitos de prevenção.
Campanha
Souza citou a arrecadação de recursos para aquisição de respiradores. Numa campanha foram arrecadados mais de R$ 500 mil utilizados para a compra dos equipamentos para o Hospital São Lucas.