A acadêmica Eliane Zarchet, do curso de Bacharelado em Biotecnologia do IFMT de Lucas do Rio Verde, fez ontem a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por causa da pandemia covid-19, as defesas são feitas de modo virtual, com transmissão pela internet.
O TCC de Eliane foi sobre ‘Elicitação de metabólitos secundários em mudas de Baccharis trimera’. Ela teve como orientadora a professora Camila Fernanda de Oliveira Junkes.
Além de Camila Junkes, a banca avaliadora contou com os professores Reginaldo Vicente Ribeiro e Tatiane Franciely Chupel, ambos do IFMT-LRV, e a dra Kelly Cristine da Silva Rodrigues-Corrêa, da UFRGS, convidada que participou da avaliação direto de Porto Alegre-RS.
Eliane disse que houve o nervosismo natural por ser a defesa de um TCC. No entanto, houve praticidade por ser uma cerimônia virtual. “Não tem muitas pessoas te olhando e você consegue ter mais confiança pra falar sobre o seu trabalho”, pontua. “Foi algo bem diferente, interessante, bem tranquilo”.
Os acadêmicos que estão fazendo as defesas de TCC podem fazer de casa ou irem até a sede do IFMT. Eliane Zarchet optou por ir ao Campus Avançado pela estrutura que a unidade dispõe.
Mercado de trabalho
Eliane fez o estágio no próprio IFMT. Ela atuou no laboratório montado no Campus para a realização de testes covid-19. A jovem está analisando uma proposta de emprego para atuar em uma empresa de Lucas do Rio Verde.
Antes da formação de Bacharelado em Biotecnologia, ela havia cursado o ensino médio integrado no IFMT, Campus de Sorriso.
Certificado
Os alunos do curso que participarem das defesas receberão certificado com CH para contabilizar nas Atividades Acadêmico-Cientifica-Curriculares (AACC).