No período de 09 a 11 de maio, servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde participaram de workshop promovido pelo o movimento InPacto Lucas que visou a criação de projetos em atendimento aos sete macrodesafios da cidade: Educação Inovadora, Geração, Atração e Retenção de Talentos, Ambiente para Inovação e Empreendedorismo, Infraestrutura Logística e Tecnológica, Qualidade de Vida, Futuro Sustentável, e Comunicação e Imagem do Município.
Realizado no auditório São João Batista de La Salle da Universidade Unilasalle/Lucas, os servidores e demais participantes da sociedade civil idealizaram projetos para resolução de problemas para Lucas do Rio Verde com base nas quatro hélices da sociedade: Poder Público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e eixo de ensino, para a cocriação de maneira colaborativa, iniciativas e projetos realizáveis em atendimento aos macrodesafios.
O consultor do programa Cidade Inovadora, Paulo Renato Rizzardi conduziu os workshops utilizando a metodologia Sprint Design, que inclui a ideação, exploração, convergência e escolha. “Os trabalhos aqui pensados têm o objetivo de transformar a cidade em ser referência internacional em Green Economy, ou seja, que busca reduzir os riscos ambientais e a escassez ecológica, desenvolvimento sustentável sem a degradação do meio ambiente. Durante esses dias, tivemos mais de 1.500 ideias geradas, 100 projetos cocriados sendo 21 deles escolhidos pelos participantes para que sejam priorizados na próxima etapa”, destaca o palestrante.
Marcelo de Azevedo, head estratégico da Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), explica o desmembramento destes projetos a partir de agora. “Os projetos construídos nos workshops precisam de três componentes: liderança constituída, recurso disponível e gerar resultado em seis meses. Os projetos validados no workshop serão submetidos a uma análise pela equipe responsável do InPacto Lucas, na primeira reunião da mesa do Pacto de Inovação e os aprovados terão seu início liberado para execução”, conclui.